segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Clicks e ...... Foto!!!

Semana retrasada fechamos um item muito importante do casamento. A FOTOGRAFIA.

Oh...item que deu trabalho, o que não faltam são excelentes, ótimos, bons, regulares e péssimos profissionais no mercado de fotografia de casamento, sem falar na infinidade de pacotes, novidades, foto disso, foto daquilo e daquilo outro...

Então é fácil, é só escolher um excelente profissional e contratar, certo?!?!? Errado.

Não é tão fácil assim, porque o preço varia muito e não necessariamente em relação a qualidade do serviço, tem excelentes profissionais que cobram preços exorbitantes, que eu mera mortal não tenho como arcar, tem profissionais regulares que fazem aquele marketing e colocam o preço lá em cima também, ótimos profissionais com preços justos...e por aí vai.

Comecei a olhar fotografia no final de abril, e consegui resolver (com segurança) em setembro, depois de pesquisar mais de 50 fotógrafos (ainda bem que existe internet assim, facilita nossa vida). Visitados por mim devem ter sido uns 20 fotógrafos, já o Carlos deve ter ido nuns 10.

Fiquem calmos, não vou listar todos os fotógrafos e fazer comentários sobre cada um não. Só vou me ater à fotografa escolhida (sim é uma mulher). Antes de revelar o nome, vou argumentar dizendo o porquê dela ser a nossa escolhida.

Quando a jornada começou, posso dizer que não entendia nada de fotografia, vi vários álbuns, e não notava a diferença de trabalho, somente de preço. Claro que tinha fotógrafos que era nítido que o trabalho não era algo "no meu estilo" (pra não dizer barango). Depois de dar uma prévia sozinha, descobri que meu então "namorado", entendia bem mais que eu (isso não significa que ele entendia "demais" de foto, significa que eu não entendia nada mesmo). Logo comecei a requisitar sua presença e sempre mandava links de fotografias, trabalhos e álbuns para ele palpitar, fomos a algumas visitas (algumas bem legais, outras entediantes) e por muitas vezes esbarrávamos no quesito, orçamento.

Muitos fotógrafos acham que se você gosta do trabalho deles, você rouba um banco e tudo certo, acaba contratando-o (a) para fotografar o casamento. Muitos têm como bordão "foto é a única lembrança que vai ficar do casamento, o resto vai passar e acabar. Então invista mais nas fotos!”. (não seria gaste??? desde quando casamento é investimento???? olhando apenas sob o aspecto econômico).

Mas não é fácil me levar no bico assim não, pra quem não sabe, eu sou uma pessoa econômica (bom, pelo menos tento) e sei mexer no excel..uhu!!!!!rsrsr. Então tenho uma planilha com supostos gastos para cada item do casamento, e quanto posso e vou gastar ao máximo, com tudo da cerimônia. Então se eu gostava de alguma fotografia que eu não podia pagar, chorava um descontinho, e se ainda assim não desse pra mim, riscava o fotografo da lista, mesmo que às vezes essa não fosse a minha vontade. Não podia me comprometer com algum valor que eu não tivesse certeza que poderia arcar.

Concordo em parte com o que vários fotógrafos nos falavam ("foto é a única lembrança que vai ficar do casamento, o resto vai passar e acabar. Então 'invista' mais nas fotos!"), e eu gastei (se considerar que foi o item mais caro da cerimônia), não da maneira que muitos deles queriam (estourando o meu orçamento), então escolhemos o melhor custo beneficio, qualidade e preço dentro das nossas possibilidades. E que não deixa nem um pouco a desejar a muitos fotógrafos estrelinhas por ai que tem preço mas não tem trabalho compatível com o mesmo.

A nossa fotografa (agora já posso falar assim, já que enfim fechei o contrato), é uma pessoa super bacana e passou pelo teste de ter uma noiva muito chata e detalhista perguntando tudo e pedindo pra acrescentar tudo no contrato...rsrs. E sem falar que num primeiro momento o preço estava um pouquinho acima do meu orçamento, então conversamos, ajustamos os valores e serviço e.....deuuuu!!!!!

O aval final ficou a cargo do, agora, noivo, Carlos. E claro que eu adorei a escolha dele, afinal o trabalho dessa fotografa é lindo, super detalhista, de uma inspiração... as fotos externas são a coisa mais linda, as da cerimônia, da recepção então!!!! E sem falar no close todo especial das daminhas e pajens. O que eu também adoro é o ar todo descontraído e sem posses, espontâneo das fotos, e também o ar retrô que eu adoro. E sem falar no bom humor, paciência, atenção, disponibilidade.

Enfim, por enquanto, só tenho elogios. Mas tenho certeza de que eles só vão continuar...até o final do processo que é o álbum prontinho!

Vou matar a curiosidade de vcs.....

A nossa escolha foi pela fotografa HELENA LEÃO.

Deixo aqui a minha dica para quem tiver interessado em tirar algumas fotos com fotógrafo profissional, ela faz fotos de casamento, festas, aniversários, moda...



fica aí algumas fotos...as minhas preferidas...



Casal: Luisa e Leandro

 







 





Casal: Patrícia e Cássio


 



Chega de colocar fotos aqui...se for colocar todas que eu gosto não vai ter espaço pra mais nada.

Quem quiser ver mais fotos é só entrar no blog da Helena Leão.

http://helenaleaofoto.blogspot.com/

Então é isso...menos um item e menos um dia para o casório!
Não deixem de comentar!

2 comentários:

  1. Oi Bru...
    kkkkkkkkkkk... Eu li seu post e vi eu e minha noiva na mesma situação... ahsuhashuas, É engraçado como tudo é igual, mesmo em regiões diferentes... Tb rodamos pra encontrar um fotógrafo bacana com preço ótimo, pq é realmente isso que você falou... Esses fotógrafos acham que vamos roubar um banco pra pagar eles... hahaha...
    Ótimo post!
    Deus abençoe vcs!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz com o post de vcs, endendo a dificuldade de escolher a fotografia. Tenho certeza que não irão se arrepender da escolha! felicidades para este casal tão bacana!

    ResponderExcluir