quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Prateleiras





Hoje vou mostrar uma ideia prática para quem não gosta de bagunça, mas gastou tudo na reforma / construção e não tem dinheiro pra fazer os armários, e tem um quarto "sobrando".
Vou explicar melhor, eu e marido não podemos fazer o armário do nosso quarto, os motivos mais pra frente eu conto, e nada pior do que não ter lugar pra guardar as roupas.

Como alguns sabem meu apê tem três quartos, a minha suite, um quarto que virei pra sala integrando um escritório e o outro quarto foi transformado num closet.
O closet terá: 5 prateleiras de 2 metros, duas "araras", uma pra mim e a outra pro marido, um espelho com moldura apoiado na parede.

As "araras" eu comprei, o espelho eu preciso mandar cortar um que meu pai me deu (ainda não fiz), e as prateleiras eu decidi eu mesma fazer afinal, não achava nenhuma de 2 metros, e quando achava maior era muito cara.
Descobri uma madeireira que vende a chapa de MDF branco, eles cobram um pouquinho a mais pra entregar cortada e já com a fita de topo colada. Com uma chapa eu fiz 5 prateleiras de 2 metros e ainda sobrou um pedaço grande que é onde vou colar o espelho, fazendo assim vezes de moldura.

Para fixar a prateleira na parede, tinha pensado em colocar "mão francesa", apesar de achar meio feio, mas quando vi o preço e a quantidade que iria precisar desisti.

Pra solucionar o problema comprei 10 metros de cabo de aço revestido e umas peças para sistema de prateleiras de vidro e cabo de aço.
Usei o esticador de teto e o suporte para prateleiras com furo, como não quis furar o meu piso, parede e teto é fácil de arrumar mas o piso não teria jeito, então não usei o fixador de piso.





O único problema é que não vende aqui em Belo Horizonte, tive que comprar em São Paulo, e pra achar deu um trabalhinho. Porque além de vender eu precisava que me enviassem por sedex.
Pra ficar mais firme, na parede parafusei um perfil "U" que encaixa na prateleira, e da sustentação.



Sistema montado




Suporte de prateleira




Esticador e suporte para prateleira.





Essa chapa de inox grossa eu mandei
fazer, porque o meu teto é de gesso
então não podia fixar direto nele, tive
que fazer um sistema que fixasse na laje e
essa "arruela" grande sustenta o esticador.




Depois mostro o restante do closet, mas só quando estiver tudo arrumado!!!

Esse projeto FAÇA VOCÊ MESMO, não seria possível sem o meu pai, que solucionou a fixação na laje (não no gesso), mandou fazer as arruelas de inox e instalou todas as prateleiras e embarcou nessa minha invenção de moda. Que ficou tão boa, que minha mãe quer fazer em definitivo na casa dela!!!
Além de leve e bonita, as prateleiras, estão sendo de grande ajuda na organização da casa.


Espero que tenham gostado.







30 comentários:

  1. Nossa, que idéia ótima! Ficou bem moderno... nada como usar a criatividade, né? Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei, adoro soluções práticas e bonitas, adorei a dica da chapa já branca e cortada, com certeza vou usar no meu ateliê e volto pra mostrar!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi alê! Que bom ver vc por aki rsrsrs.... Ah seu ateliê vai ficar otimo e organizado bjocas

      Excluir
    2. Que bom que gostou da ideia.
      Depois quero ver como ficou o seu ateliê!!!
      Bjos

      Excluir
  3. Muito funcional e prática! Gostei muito... bjus

    ResponderExcluir
  4. Adorei. Aqui em casa adoramos um faça vc mesmo fácil, mas caprichado como esse. Acho que posso até usar esse sistema na lavanderia já de casa já que não gosto de ficar furando a parede de tijolinho :-P bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma lavanderia com prateleiras fica linda!
      Mas lembre que ainda sim você tem que furar a parede para colocar o perfil "U".
      bjos

      Excluir
  5. Oi Bruna, essa solucao ficou otima!! Voce instalou antes do gesso pronto ou depois?
    Eu ja comprei o revestimento la para a varanda e para a parede do chuveirao da piscina e vai ser o que imita pastilha de coco mesmo - o escuro, mas comprei do claro tambem para a lateral da escada de entrada - vai ficar lindo - agora preciso achar umas luminarias para os degraus da escada - alguma sugestao?
    Beijos e fiquei super contente de receber comentarios de uma profissional.
    Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janegal, esse revestimento é mesmo lindo.
      Depois quero ver o claro como fica já instalado.
      Quanto a iluminação sugiro spots quadrados que são "embutidos" na parede, e fica só a capinha de acrílico leitoso pra fora da parede. Ai você coloca a cada dois degraus, ou um sim um não.
      Espero mesmo atrasada ter ajudado, rs!
      Bjos

      Excluir
  6. Adorei a ideia!!!
    Eu também vou fazer um quarto de closet, mas ele está lá embaixo da lista de prioridades. Eu e marido já concordamos com as araras, agora vou mostrar sua ideia para ele!
    Beijossss
    www.simsenhora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Babi.
      Quem sabe seu marido não anima?
      Não tem nada melhor do que ter um lugar pra organizar as coisas.
      Bjos

      Excluir
  7. Muito legal essa dica... nunca tinha pensado nessa opção, com certeza sai bem mais barata que fazer o armário todo!
    Beijos... obrigada pela visita lá no blog

    ResponderExcluir
  8. O cabo de aço é muito bom mesmo.
    Em minha casa nova iremos usá-lo para fazer uma divisória entre quarto e banheiro, prendendo um grande espelho que irá girar.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  9. Parabens pela iniciativa de dividir sua experiencia. Você saberia se é possível fixar prateleiras com essa técnica, usando cabos e o suporte invisível para prateleiras? Seria possível divulgar o nome da loja que enviou por sedex pra você? Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lester,
      Comprei nesse site:
      http://www.ferragenscolar.com.br/Default.aspx?tela=ucTelaProdutosDescricao&idProduto=6272
      http://www.ferragenscolar.com.br/?tela=ucTelaProdutosDescricao&idCategoria=21&categoria=Acessorios+para+prateleira&idFabricante&nomeFabricante&nomeProduto&lancamentos&promocoes&codigo&idProduto=5013
      Espero ter ajudado, Bruna

      Excluir
  10. Muito bom!! ficou show!! quero fazer algo parecido, embora minhas prateleiras sejam pra livros, e as madeiras são portas recortadas de 2,10x0,30cm. Acabei comprando as mão francesas após desistir da ideia de fixá-las na alvenaria através de vergalhôes chumbados nela...mas vou repensar e pretendo utilizar cabos de aço!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom!! ficou show!! quero fazer algo parecido, embora minhas prateleiras sejam pra livros, e as madeiras são portas recortadas de 2,10x0,30cm. Acabei comprando as mão francesas após desistir da ideia de fixá-las na alvenaria através de vergalhôes chumbados nela...mas vou repensar e pretendo utilizar cabos de aço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna, preciso do contato de onde vc mandou fazer a base de inox aqui em São Paulo, pois faço lustre com cristal e preciso de novos fornecedores, se puder agradeço. nanluartes@terra.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Meu teto não aguentou. E agora, o que fazer?

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bruna. Ótima idéia e ficou muito bonito. Tenho uma dúvida, no entanto: por que usou esticador se não prendeu no chão? Um fixador seria suficiente? Pergunto porque não sei para que serve um esticador e, como queria fazer parecido aqui em casa (sem prender no chão), poderia economizar.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Onde vc comprou o esticador de teto em São Paulo?
    Agradeço!

    ResponderExcluir
  16. Amei... muito boa a sua idéia.
    Muita generosidade em compartilhar.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Gostaria de saber como você fixou o parafuso ou parabolt no teto. Vc usou um parafuso longo?

    ResponderExcluir