quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Orçamento - Prá quem não conhece agronomia monetária!




Se você NÃO é formado em agronomia monetária, aquela que ensina a cultivar dinheiro, você com certeza vai precisar de um orçamento. Para explicar de uma forma bem esdruxula "técnica", com toda a impropriedade que tenho nessa matéria, minha experiência com orçamentos me diz que ele é uma daquelas coisas que você já faz sabendo que não vai dar 100% certo (se der 50% você é good man), mas para todos os efeitos é melhor que andar no escuro, é como terra de cego, se você tiver um olho (seu orçamento furado) você é o king. (pelo menos o english tô gastando, by tradutor do google)


Exageros à parte, nessa caminhada rumo ao casamento já fizemos 2 orçamentos.

O primeiro, feito no começo do ano, foi para organizar os gastos investimentos com o evento em si, lá tem terno, sapato, igreja, decoração, convite, vestido, fotos, pororo... e parara.

Me pergunta se os valores estão fechando hoje certin...??? Claro que não cara pálida!

Essa é outra constatação maravilhosa que você tem quando entra nesse mundo de orçamentos, a teoria (você feliz fazendo uma planilha colorida) difere da prática (você de olho espremido com a mão na testa pensando, o que eu vou cortar dessa planilha???). Mas é como falei, você pode ao menos estufar o peito e dizer, não estou no escuro, o dinheiro não é mais aquele que pensei, sei que tenho que cortar algo...  só não sei o que.

Bom, o segundo orçamento foi "Para Casa" (Lembra do pré?... aquele quadro de giz... agora volta) o segundo orçamento foi "Para Casa" do curso de noivos, um companheiro para o resto de nossas vidas, o orçamento familiar. Tá lá, tudo que pensamos que vamos gastar, a conta de água, de luz, de internet, o supermercado, o transporte, o pororo... e claro, o parara.

Para você que acha que esse blog é só sentimento, vamos dar uma dica de utilidade pública para os que estão pensando, precisando, ou até mesmo trabalhando em um orçamento, mas gostariam de um controle mais fácil, ou interativo. Existem na web diversos sistemas que te ajudam a fazer e cuidar do seu orçamento, contando com gráficos e controles adicionais que podem ser muito úteis. Estou usando o www.minhaseconomias.com.br, se pesquisar no google vai encontrar diversas outras opções. Se você não se acostumar, as planilhas de orçamento familiar são ainda uma boa pedida, no google elas brotam se procurar por "planilha orçamento familiar", a da bovespa é ótima (a Bruna achou essa e me passou, guardei, só num sei onde).

Sobre orçamento é isso pessoal. Só para constar, na onda do post anterior da Bruna, motivo de orgulho prá mim claro, terminei nessa semana o curso de Ciência da Computação, os professores finalmente lançaram as notas e acabou, acabou, mais uma vez digo, acabou. Como a abolição é recente, prefiro falar da liberdade, não vou escrever um post dedicado por agora... depois quem sabe a nostalgia me carregue.

Abraços e até...

PS: Nosso orçamento continua, o casamento ainda está confirmado, alguns cortes, muitas surpresas boas, outras poucas não, a certeza que Deus tá no controle, provendo e ensinando.

2 comentários:

  1. Mamãe de novo!!!!!!!!!!!!!!
    É estou por aqui com muito prazer!!!!
    O casal brilhou na banca final. PARABENS!!!!!!!!
    Quanto as planilhas são 23 anos de praia. Quando a gente acha que sobrou dias do mes e faltou o dinheiro do salario, Deus entra com a matematica Dele. É sobrenatural!!!!!!! Sei que voces viverão este milagre.
    Beijocas,
    Isabela Piana

    ResponderExcluir
  2. Casaaaal! Bom passo por aqui primeiro pedindo desculpas por não tê-los visto na noite de Natal quando vieram nos visitar e fazer um convite irrecusável! E é sobre este convite que quero falar...uma bela e grata surpresa para eu e meu irmão, o Gui, um presente de Natal eu diria, sem dúvida! Fiquei muito honrada e feliz e, como não pude agradecê-los pessoalmente o faço aqui: muitíssimo obrigada!!!

    Aproveito para já deixar as felicitações para o próximo ano, que tenho certeza será único e especial na vida de vocês, e também para parabenizá-los pelas formaturas!!!

    Grande abraço,

    Táta.

    PS: muito em breve vou querer todas estas dicas e muitas outras sobre estas temidas planilhas!!!!rs...

    ResponderExcluir